Notícias

PARTICIPAR assessora iniciativa da Enauta de apoio ao desenvolvimento de OSCs na Área de Influência do Campo de Atlanta

01 de março de 2022

A Enauta tem como política institucional desenvolver ações de Relacionamento Comunitário e Responsabilidade Social nas localidades que integram as áreas de influência de seus empreendimentos. A companhia, historicamente, sempre buscou estreitar relações com essas localidades, visando fortalecer grupos, lideranças e iniciativas locais que atuam em prol do desenvolvimento dessas áreas.

Nesse sentido, por ocasião do início das operações do Sistema de Produção Antecipada do Campo de Atlanta, Bloco BS-4, a Enauta, em parceria com a PARTICIPAR – Desenvolvimento e Avaliação de Projetos –, realizou um Mapeamento de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) ligadas à Pesca Artesanal e de Projetos de Educação Ambiental (PEAs), na Área de Influência do referido bloco. A partir desse mapeamento foi possível perceber a existência de um campo de atuação a ser explorado pela companhia, por meio do estreitamento das relações com as organizações da sociedade civil locais, tanto no que diz respeito aos futuros processos de licenciamento ambiental quanto em relação à política de responsabilidade social da empresa.

No âmbito da política de responsabilidade social da Enauta, buscou-se analisar os resultados do mapeamento visando identificar Organizações da Sociedade Civil situadas na referida área de influência, que estivessem em sintonia com os critérios da referida política de responsabilidade social, para investir no apoio ao desenvolvimento institucional das organizações escolhidas.

Os critérios adotados foram os seguintes: i) iniciativas que abordem geração de trabalho e renda; ii) tenham participação efetiva de mulheres em situação de vulnerabilidade; iii) possuam legitimidade entre os seus pares nas localidades; iv) sejam organizações engajadas em projetos de licenciamento ambiental. Essa análise possibilitou identificar a Cooperativa Arte Peixe, sediada em Atafona (no município de São João da Barra), e a Associação Rural das Mulheres Artesãs e Agricultores Quilombolas de Barrinha – ARMAAQBAR (no município de São Francisco de Itabapoana) como potenciais organizações para participarem dessa iniciativa voluntária de apoio da Enauta.

A partir dos diálogos e do processo de trabalho com a Arte Peixe e a ARMAAQBAR, foram definidas, respectivamente, as seguintes propostas: i) requalificação do sistema de produção de alimentos da Arte Peixe, visando apoiar o processo de obtenção do Selo de Inspeção Estadual para os produtos alimentícios da Cooperativa; e ii) apoio na Construção da Sede da Associação. Tais propostas foram apresentadas à Enauta e o apoio da Companhia foi confirmado nas reuniões de devolutiva, realizadas no dia 31 de outubro de 2019, em cada uma das respectivas localidades – Atafona e Barrinha. Nesse contexto, em novembro de 2019, deu-se início à execução de uma nova etapa do trabalho, sendo que essa estaria voltada para o acompanhamento das iniciativas comunitárias supracitadas, sendo conduzida até o presente momento pela PARTICIPAR.

Galeria de fotos

Voltar para listagem